RORAIMA / BRAZIL: IRACEMA / RORAIMA / BRAZIL (2.258 / 5.570) POPULAÇÃO: 12.296 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 17 de março de 2021

IRACEMA / RORAIMA / BRAZIL (2.258 / 5.570) POPULAÇÃO: 12.296 PESSOAS (IBGE 2020)




Com Festival de Praia, Cachoeiras, Cascatas, Trilhas, Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Turismo de Lazer, Lagoas, Eventos Esportivos, Culturais e Religiosos.
TURISMO 
Dentre muitas belezas naturais temos: 
PRAIAS DO RIO BRANCO 
Tipo: Praia. (praia temporária, aparece de janeiro a maio). 
Localização: Oeste. 
Distância da sede municipal: cerca de 6 km, pela Vicinal 2. 
Propriedade: Pública.
Infraestrutura: Inexistente. 
Capacidade de recepção: 1.000 pessoas. 
Estado de conservação: Bom. 
Descrição: O Rio Branco banha o município de Iracema e ao longo de seu curso oferece praias de grande beleza cênica, sendo também possível a realização de atividades, como a pesca esportiva ou passeios de barco. 
Praias de água doce em Iracema, RR (Prefeitura Municipal)
Praias de água doce em Iracema, RR (Prefeitura Municipal)
CACHOEIRA DO LEONARDO 
Tipo: Cachoeira. 
Localização: Nordeste. 
Distância da sede municipal: Cerca de 45 km, na região do Roxinho. 
Condições de acesso: estrada de terra e barco, estado regular.
Propriedade: Pública. 
Infra-estrutura: Inexistente. 
Capacidade de recepção: 30 pessoas. 
Descrição: No atrativo há ocorrência de pedras e floresta. Sua queda d’água possui aproximadamente 10 metros de altura. 
Cachoeiras da região de Iracema, RR (Prefeitura Municipal)
Cachoeiras da região de Iracema, RR (Rafael Zenardi Campos)
Cachoeiras da região de Iracema, RR (Yuri Nunez)
Cachoeiras da região de Iracema, RR (Prefeitura Municipal)
LAGO DO ALÍPIO 
Tipo: Lago. 
Localização: Leste. 
Distância da sede municipal: 10 km da sede. 
Condições de acesso: Estrada de terra de difícil acesso.
Propriedade: Privada. 
Infra-estrutura: Inexistente. 
Capacidade de recepção: 30 a 50 pessoas. 
Descrição: Há presença de pedras, faixas de areia e barro nas margens e floresta no entorno do lago. 
Iracema, RR (Christian Knepper)
EVENTOS 
Como eventos culturais podemos citar: 
FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA E SANTA LUZIA 
Festejos religiosos realizados no distrito de Apuruí, mais precisamente na Praça Augustinho Machado e na Igreja Nossa Senhora Aparecida, reunindo um grande número de pessoas. 
Igreja de Santa Luizia em Iracema, RR (Vicente A. Queiroz)
FESTIVAL DE PRAIA 
Evento realizado entre fevereiro e abril onde são desenvolvidas atividades como futebol de praia, concertos de música com banda ao vivo. A realização do evento depende do regime de chuvas e da baixa do rio. 
Clube recreativo em Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Rodovia BR 174 passando por Iracema, RR (J. Vitor G. Santos)
Rua da cidade de Iracema, RR (Prefeitura Municipal)
Entorno da cidade de Iracema, RR (Prefeitura Municipal)
Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Rua da cidade de Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Rio Branco que banha a cidade de Iracema, RR (Negrin)
Região Central da cidade de Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Pórtico de chegada à cidade de Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Assembléia de Deus da cidade de Iracema, RR (Hudson Andrey)
Entorno da cidade de Iracema, RR  (Tiago Orihuela)

Biblioteca pública da cidade de Iracema, RR (Skyscrapercity)
Rua da cidade de Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Estádio Municipal de Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Chegando na cidade de Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Praça da prefeitura de Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Região central de Iracema, RR a noite (Tiago Orihuela)
Região central de Iracema, RR a noite (Tiago Orihuela)
Prédio público da cidade de Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Prefeitura Municipal da cidade de Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Iracema, RR (Tiago Orihuela)
Código do Município - 1400282 
Gentílico - iracemense 
Prefeito 2017 / JAIRO ANDRÉ RIBEIRO SOUSA 
População estimada [2017] - 10.859 pessoas 
População no último censo [2010] - 8.696 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 0,6 hab/km² 
Pessoal ocupado [2015] - 245 pessoas 
População ocupada [2015] - 2,4 % 
Área da unidade territorial [2016] - 14.351,133 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 50,3 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 9,8 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 14,4 % 
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE IRACEMA, RORAIMA
História 
Na década de 1970, começaram a chegar migrantes vindos do Estado do Maranhão – cerca de 70% da população do município é de origem maranhense – trazidos pela vontade de trabalhar em terras próprias. 
O primeiro nome que o povoado recebeu foi Vila Nova, em 1972.

O maranhense que deu início à colonização foi Militão Pereira Costa, que comprou um lote agrícola e doou parte para parentes do Maranhão. Iracema era o nome da esposa de Militão, que morreu num acidente de automóvel em 1982.
O nome homenageia à esposa do primeiro morador, Militão Pereira da Costa. Elevou-se à condição de município em 4 de novembro de 1994.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE IRACEMA, RORAIMA
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE IRACEMA, RORAIMA
Fonte / Fotos = IBGE / Becker Thymonthy / Governo de Iracema, RR / Wikipédia 


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM




SONHOS DE UM VIAJANTE
CAINDO NO MONTE DE TERRA
Eu estava trabalhando num local onde havia dois montes, bem altos, de terra e duas lagoas de lama. Eu estava entre os dois montes de terra. Sai andando dali e não conseguia abrir os olhos direito, porque o sol estava batendo direto neles. Quando vi eu estava andando sobre um lamaçal. Eu tentava ver se ninguém estava me olhando. Sai para procurar meu armário na empresa, para trocar a butina. Mas eu não conseguia ver direto. Nisto cheguei num galpão onde ficaria meu armário. Uma rua estreita passava ao lado dele. Nisto veio um carro e algumas pessoas que estavam ali começaram a dizer que ele estava na contra mão. Mas ele seguiu assim mesmo. 


Eu então segui o carro que subia esta rua que era bem íngreme. Chegando lá em cima, eu peguei outra ruazinha à esquerda e logo adiante vi um homem e uma mulher ao lado de alguém que estava em uma moto, em cima do passeio. Eu olhei o tal homem e lembrei que ele tinha atirado em alguém e a polícia não prendia ele, eu não sabia por quê. Quando fui passando por eles, vi que na beira do passeio tinha uma arma de fogo. Imaginei que fosse deste homem e que, ele sabendo que eu tinha visto, poderia querer atirar em mim. Fui rapidamente e virei na primeira rua à esquerda. A rua era uma descida muito forte. 


Eu comecei a descer, sem que andasse, fui escorregando como se estivesse de patins. Então ouvi uma mulher gritar. Depois ouvi um tiro e outra pessoa dizendo “covarde”. Eu descia aquela rua rapidamente, olhando para trás, com medo de o tal homem me seguir. Nisto veio o final da rua e não conseguia parar. Então passei do final e sai no ar e vi lá em baixo os dois montes de terra e as duas lagoas de lama, onde eu estava trabalhando. Eu fui caindo muito rapidamente e cai no monte de terra. Bati os pés primeiro e ele esparramou terra pra todo lado. 


Eu fiquei sentado e pensei se eu estava vivo ou tinha morrido na queda. Depois fiquei mexendo os pés, para ver se não tinha quebrado a coluna. Então, coloquei as mãos para trás, apoiando-a na terra e fiquei ali parado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo